Letramento Socioambiental
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Educação Socioambiental: biblioteca de links

Os recursos online compilados abaixo fornecem referências para uma compreensão inicial; uma atualização sobre conteúdos e práticas, e um aprofundamento conceitual relativos aos temas correlatos à Educação Socioambiental. 


Esta Biblioteca de links está dividida em DUAS SEÇÕES: 


I.  Materiais didáticos e paradidáticos e 

II.  Publicações acadêmicas, científicas e normativas


Materiais didáticos e paradidáticos são e-books, livros digitalizados, manuais, cartilhas, folhetos, vídeos, coleções de imagens e outros formatos, que foram desenvolvidos para – ou podem ser utilizados na - Educação básica, com o objetivo de subsidiar e/ou aprimorar processos pedagógicos em comunidades escolares.   


Publicações acadêmicas, científicas e normativas são textos, vídeos ou coleções de imagens que resultam de pesquisas produzidas em contextos acadêmicos e científicos de excelência ou de acordos e entendimentos nacionais e internacionais, cujos objetivos são: 1) atualizar conhecimentos; 2) construir novos entendimentos e/ou doutrinas e 3) construir políticas públicas ou subsidiar tomadas de decisão de gestores escolares.


Todos os materiais e publicações listados a seguir estão EM PORTUGUÊS, como parte da política editorial do Instituto E.V.A.  e da sua revista Letramento SocioAmbiental; obedecem às Normas Editoriais da revista na apresentação de cada referência bibliográfica, e reproduzem o modelo de descrição adotado pela The Library of Congress.


Cada SEÇÃO está subdividida nas SEIS áreas especializadas: 


A. EDUCAÇÃO BÁSICA

B. EDUCAÇÃO AMBIENTAL

C. EDUCAÇÃO DIGITAL

D. RELACÕES ÉTNICO-RACIAIS

E. RELAÇÕES E PERTENÇAS DE GÊNERO

F. GOVERNANÇA E POLÍTICAS PÚBLICAS

Materiais didáticos e paradidáticos

Educação básica

Instituição: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Link: https://img1.wsimg.com/blobby/go/0d2fbac3-6681-40bd-9d2a-90b090a73462/downloads/Roteiro%20para%20a%20EDS.pdf?ver=1693253819529

Descrição: Um roteiro para introduzir a Educação para o Desenvolvimento Sustentável na Educação básica internacional.

Formato: Texto (PDF)

Referência: UNESCO – BRASIL (2021), Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Um Roteiro. Brasília.

Educação ambiental

Instituição: Rede Xingu e Instituto Socioambiental

Links: 

1. https://youtu.be/VyfsfWxGjYo 

2. https://youtu.be/u-a30xHRZ_s

3. https://youtu.be/wHbTPZxvsFc

4. https://youtu.be/wlFy6sOnMUI

Descrição: Quatro episódios produzidos em parceria com o ISA apresentam informações para que povos indígenas e comunidades tradicionais entendam um projeto de carbono e seus impactos.

Formato: Vídeo 

Referência: VILLAS-BÔAS, A., JUNQUEIRA, P. & MOAN, S. (Dirs.) (2023), Carbono. O que você precisa saber. Rede Xingu, ISA.

Instituição: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Links: 

1. https://youtu.be/6o_fyNphgMU?si=WfCro6rxo0U3pXCk(Narração em Yanomami) e 

2. https://youtu.be/OPDDWjLiqDk?si=CU8JqofXijDr5wwj (Narração em Português)

Descrição: Animação em dois idiomas sobre as consequências do garimpo na Amazônia, com foco na contaminação das águas dos rios por mercúrio.

Formato: Vídeo 

Referência: CARVALHO, T. & BERNSTEIN, J. (Dirs.) (2022), Amazônia sem garimpo. EPSJV; ENSP.

Instituição: Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas 2021-2030

Link 

https://wedocs.unep.org/bitstream/handle/20.500.11822/35858/ERP_PT.pdf?sequence=16&isAllowed=y

Descrição: Guia composto por 21 páginas, contendo princípios e diretrizes para ações de restauração de ecossistemas.

Formato: Texto (PDF) 

Referência: GERAÇÃO Restauração; FAO; UN Environment Program (Orgs.) (2021).  Cartilha para a restauração de ecossistemas. Um guia prático para a cura do planeta. 

Educação digital

Em breve

Relações étnico-raciais

Instituição:  Terra Brasil Editora, com apoio do C6 Bank e Mastercard

Links: 

1.  https://play.google.com/books/reader?id=Yl7iEAAAQBAJ&pg=GBS.PP2&hl=pt (Livro das crianças em Português)

2.  https://play.google.com/books/reader?id=h5DiEAAAQBAJ&pg=GBS.PP1&hl=pt (Livro das crianças em Inglês)

3.  https://play.google.com/books/reader?id=LZDiEAAAQBAJ&pg=GBS.PA12&hl=pt (Guia de navegação em Português)

4. https://play.google.com/books/reader?id=nZLiEAAAQBAJ&pg=GBS.PA1&hl=pt (Guia de navegação em Inglês)

Descrição:  O projeto Amazônia das Crianças dá voz aos meninos e meninas que vivem na maior floresta do planeta. São dois livros. No primeiro (Livro das crianças) as crianças narram suas histórias. Coletânea de 15 relatos, ilustrados por fotos e desenhos, de moradores da Floresta Amazônica brasileira. No segundo (Livro do Professor, Guia de navegação), as experiências de cada criança são desdobradas em conceitos históricos, sociais, econômicos e ecológicos. Foi pensado para ajudar o educador em sala de aula. Lições para formar uma geração consciente.

Formato: Google Play Livros

Referências:   

ALCÂNTARA, A. & KACHANI, M. (Eds.) (2023). Amazônia das crianças. Livro das crianças. São Paulo, Terra Brasil.

ALCÂNTARA, A. & NEIMAN, M. (Eds.) (2023). Amazônia das crianças. Guia de navegação. São Paulo, Terra Brasil.

Relações e pertenças de gênero

Em breve

Governança e políticas públicas

Instituição: Editora Arara Azul

Link: https://editora-arara-azul.com.br/livro-digital-html5/

Descrição: Website da Editora Arara Azul, especializada em publicações em Libras, que contém catálogo de livros publicados em Português e Inglês, contendo cinco títulos de acesso gratuito para viso-leitura e uso de professores da Educação básica e estudantes do Ensino Superior, especialmente das Licenciaturas.

Formato: Videos para viso-leitura (online e PDF)

Referência: Editora Arara Azul. Rua das Acácias, 20, Araras, Petrópolis. eaa@editora-arara-azul.com.br

Publicações acadêmicas, científicas e normativas

Educação básica

Instituição: Universidade Federal de Viçosa.

Link: https://img1.wsimg.com/blobby/go/0d2fbac3-6681-40bd-9d2a-90b090a73462/downloads/Agroecologia%20e%20alternância%20na%20formação%20de%20e.pdf?ver=1693253820428

Descrição: Artigo que discute metodologias para propiciar a formação de educadores no campo.

Formato: Texto (PDF)

Referência: ANDRADE, F.M.C.; SIMAS, F.N.B.; SILVA, M.G. & BARRELLA, T. P. (2017). “Agroecologia, Pedagogia da alternância e a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão na Formação de Educadores no Campo”, X Congresso Internacional Sobre Investigación em Didáctica de las Ciencias. Sevilla: 3299-3306.

Instituição: Sociedade Brasileira de Etnoecologia

Link: https://acervo.socioambiental.org/sites/default/files/documents/prov0398.pdf

Descrição: Estudo com o intuito de possibilitar um olhar mais inclusivo e sensível para o processo de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental, a partir da perspectiva da diversidade biocultural. 

Formato: Texto (PDF).

Referência: ZANK, S.; HANAZAKI, N.; PERONI, N. & LEVIS, C. (Orgs.) (2021). Diversidade biocultural na escola: reflexões e práticas para professoras e professores. Porto Alegre: SBEE, 1ª. Ed.

Educação ambiental

Instituição: Instituto de Referência Negra Peregum e Orilaturas Editora

Link: https://peregum.org.br/publicacao/racismo-ambiental-e-emergencias-climaticas-no-brasil/

Descrição: Coletânea de textos escritos por autores especialistas do movimento negro e ambientalista sobre racismo ambiental e emergências climáticas no Brasil.

Formato: Texto (PDF)

Referência: BELMONT, M.  Org. (2022), Racismo Ambiental e Emergências Climáticas no Brasil. São Paulo: Instituto Peregum ; Editora Oralituras. 

Instituição: Ministério da Educação, Ministério do Meio Ambiente e UNESCO

Link:: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao3.pdf

Descrição: Coletânea de 22 textos escritos por autores especialistas em Educação Ambiental através dos quais o MEC se propõe a dialogar com professores e professoras sobre como a educação pode contribuir para a construção de sociedades sustentáveis..

Formato: Texto (PDF)

Referência: MELLO, Soraia Silva; TRAJBER, Rachel Coord. (2007), Vamos cuidar do Brasil : conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília: Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental : UNESCO.

Instituição: Centro de Empreendedorismo da Amazônia; Climate Policy Initiative; Imazon; PUC-Rio e O Mundo que queremos.

Link: https://img1.wsimg.com/blobby/go/0d2fbac3-6681-40bd-9d2a-90b090a73462/downloads/O%20Paradoxo%20Amazônico.pdf?ver=1693253820257

Descrição: Estudo que discute três fatores: as áreas desmatadas subutilizadas, o estoque de carbono existente nas florestas remanescentes e a força de trabalho da população jovem presentes na Amazônia.

Formato: Texto e mapas (PDF)

Referência: VERISSIMO, B.; ASSUNÇÃO, J. & BARRETO, P. (2022),  O paradoxo Amazônico. Rio de Janeiro: Amazônia 2030, No. 50.

Instituição: Centro de Empreendedorismo da Amazônia; Climate Policy Initiative; Imazon; PUC-Rio e O Mundo que queremos.

Link: https://img1.wsimg.com/blobby/go/0d2fbac3-6681-40bd-9d2a-90b090a73462/downloads/As%20cinco%20Amazônias.pdf?ver=1693253819283

Descrição: Estudo que contém a definição de cinco macrozonas na Amazônia e oferece seus detalhamentos com propostas de políticas públicas pertinentes a cada uma delas.

Formato: Texto e mapas (PDF)

Referência: VERISSIMO, B.; ASSUNÇÃO, J.; BARRETO, P.; LIMA, M. & SANTOS, D. (2022),  As Cinco Amazônias. Bases para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal. Rio de Janeiro: Amazônia 2030, No. 52.

Instituição: ASHOKA.

Link: https://img1.wsimg.com/blobby/go/0d2fbac3-6681-40bd-9d2a-90b090a73462/downloads/Mapeamento%20Juventudes%20Justiça%20Climática%20.pdf?ver=1693253819404

Descrição: Relato sobre um trabalho de estruturação na Amazônia de jovens para promover transformações com foco em mudanças climáticas.

Formato: Texto (PDF)

Referência: ROMÃO, L.; REIS, R.M. e SINGER, H. (2022). Jovens transformadores pelo clima. Mapeamento juventudes e Justiça Climática na Amazônia. Brasil: Ashoka.

Instituição: Instituto de Estudo da Religião.

Links:

1.  https://img1.wsimg.com/blobby/go/0d2fbac3-6681-40bd-9d2a-90b090a73462/downloads/fenoclima_vonline_catolicismo.pdf?ver=1693253820335 (Catolicismo)

2. https://img1.wsimg.com/blobby/go/0d2fbac3-6681-40bd-9d2a-90b090a73462/downloads/guiafenoclima_vonline_budismo.pdf?ver=1693253820335 (Budismo)

3. https://img1.wsimg.com/blobby/go/0d2fbac3-6681-40bd-9d2a-90b090a73462/downloads/fenoclima_vonline_evangelicos.pdf?ver=1693253820335 (Evangélicos)

4. https://img1.wsimg.com/blobby/go/0d2fbac3-6681-40bd-9d2a-90b090a73462/downloads/fenoclima_vonline_isla.pdf?ver=1693253820335 (Islâmicos)

5. https://img1.wsimg.com/blobby/go/0d2fbac3-6681-40bd-9d2a-90b090a73462/downloads/fenoclima_vonline_judaismo.pdf?ver=1693253820335(Judaismo)

6. https://img1.wsimg.com/blobby/go/0d2fbac3-6681-40bd-9d2a-90b090a73462/downloads/fenoclima_vonline_matrizafricana.pdf?ver=1693253820335(Matrizes Africanas)

Descrição: Série de seis cadernos de reflexão sobre mudanças climáticas para comunidades religiosas

Formato: Texto (PDF)

Referência: ISER (2022). Guia fé no clima: Reflexões sobre Mudanças Climáticas para Comunidades Religiosas. Rio de Janeiro: ISER, 1ª. Ed.

Educação digital

Instituição: UNICEF

Link: https://www.unicef.org/brazil/media/25061/file/territorios-conectados_experiencias-inovadoras-em-escolas-brasileiras.pdf

Descrição: Esta publicação compartilha os resultados do trabalho desenvolvido junto a 32 escolas e que são muito simbólicos da potência das novas tecnologias da informação e comunicação para a construção de experiências didáticas engajadoras e significativas para o contexto de vida de cada estudante e território. 

Formato: 196 Slides (PDF - 11 MB)

Referência: UNICEF, Casa da Árvore e Cidade Escola Aprendiz (2023), Territórios conectados: experiências inovadoras em escolas brasileiras. junho/2023. Brasília: UNICEF Brasil. 

Relações étnico-raciais

Instituição: Instituto de Referência Negra Peregum - Projeto SETA - Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista

Link: https://percepcaosobreracismo.org.br/

Descrição: Sumário executivo da pesquisa "Percepções sobre o Racismo", realizada com a participação de 2.000 colaboradores com perfis representativos da população brasileira.

Formato: Texto (PDF)

Referência: NGANGA, João Gabriel Org. (2023), Percepções sobre o racismo no Brasil, julho/2023. São Paulo: Instituto Peregum.

Instituição: Geledés/Instituto da Mulher Negra.

Link: https://www.scielo.br/j/ref/a/m7m9gHtbZrMc4VxnBTKMXxS/?format=pdf&lang=pt

Descrição: Artigo que registra as principais iniciativas de organização do Movimento Negro brasileiro para a III Conferência contra o Racismo.

Formato: Texto (PDF)

Referência: CARNEIRO, S. (2002), “A batalha de Durban”. Estudos Feministas, Ano 10, 1º. Semestre: 2009-2014.

Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Link: http://jornadapedagogica.educacao.ba.gov.br/wp-content/uploads/2021/02/ALMANAQUE-PEDAGOGICO_Experiencia-no-Vale-do-Iguape_web.pdf

Descrição: Pesquisa desenvolvida com o objetivo de subsidiar a implementação da Diretriz Curricular Nacional para a educação escolar quilombola (Parecer CNE-CEB 016/2012)

Formato: Texto (PDF)

Referência: ALVES, R.C.D.P,; NASCIMENTO, C.O.C.; BLANDA, L. & MOLINU, M. (Orgs.) (2019). Almanaque pedagógico: experiência de educação quilombola no Vale do Iguape, Recôncavo da Bahia. Cruz das Almas, BA: UFRB.

Instituição: Fundação Tide Setúbal.

Link: https://fundacaotidesetubal.org.br/midia/artigo_2630.pdf

Descrição: Artigo que discute o conceito “letramento racial” e propõe posicionamentos teóricos e práticos.

Formato: Texto (PDF).

Referência: ALMEIDA, N.A. (2017), “Letramento racial: um desafio para todos nós”. Fundação Tide Setúbal: 13/11/2017.

Instituição: ECOA UOL. Por um mundo melhor

Link: https://www.uol.com.br/ecoa/colunas/julie-dorrico/2021/05/19/educacao-indigena-e-educacao-escolar-indigena-entenda-a-diferenca.htm

Descrição: Artigo publicado no website em 19/05/2021 pela Doutora em Literatura Trudruá (Julie) Dorrico, pertencente ao povo Makuxi de Roraima, no qual se discute a diferença entre Educação Indígena e Educação Escolar Indígena.

Formato: Texto (Navegação).

Referência: DORRICO, T. (2021), “Educação indígena e educação escolar indígena: entenda a diferença”. ECOA UOL. Por um mundo melhor, 2021: s/n.

Relações e pertenças de gênero

Em breve

Governança e políticas públicas

Instituição: Escritório da UNESCO no Brasil.

Link: https://unesdoc.unesco.org/in/documentViewer.xhtml?v=2.1.196&id=p::usmarcdef_0000139937_por&file=/in/rest/annotationSVC/DownloadWatermarkedAttachment/attach_import_1b59166c-ce6e-4e60-9099-8ddcd98974ab%3F_%3D139937por.pdf&locale=en&multi=true&ark=/ark:/482

Descrição: Documento final do Plano Internacional de Implementação da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, concebido para promover e coordenar internacionalmente a Década da Educação – 2005-2014.

Formato: Texto (PDF)

Referência: UNESCO (2005), Década da Educação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: documento final do esquema internacional de implementação. Brasília: UNESCO.

Instituição: Governo Federal do Brasil e Nações Unidas – Brasil.

Link: https://img1.wsimg.com/blobby/go/0d2fbac3-6681-40bd-9d2a-90b090a73462/downloads/Agenda2030.pdf?ver=1693253819474

Descrição: Documento que apresenta a Agenda 2030 brasileira, um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade.

Formato: Texto (PDF)

Referência: ONU – BRASIL (2016). Transformando nosso mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A/RES/70/1.

Instituição: Ministério da Educação – Governo do Brasil 

Link: http://basenacionalcomum.mec.gov.br

Descrição: Documento de caráter normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver na Educação Básica brasileira.

Formato: Texto (Navegação e PDF)

Referência: BRASIL (2018). Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base. Brasília: Ministério da Educação; CONSED; UNDIME, 1ª. ed.

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