Por estar comprometida com padrões de ética e boas práticas na Educação brasileira e comunidade científica internacional, a revista Letramento SocioAmbiental observa as seguintes normas para todas as contribuições:
· Ser original e inédita;
· Estar alinhada com o escopo da Revista (Ver Expediente), e
· Não estar sendo avaliada para publicação por outra revista.
Letramento SocioAmbiental não restringe as submissões por nível de formação dos autores.
Os autores devem verificar a conformidade da submissão por categoria (Ver Sobre a Revista). As contribuições que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
A Revista não cobra taxas para submissão e avaliação de artigos.
Todas as colaborações devem ser submetidas através do e-mail: contato@eva-edu.org
No documento enviado não pode haver qualquer informação que identifique a autoria do texto submetido.
Autores de artigos obrigatoriamente devem informar seu número ORCID (Open Researcher and Contributor ID) na submissão.
Registro e informações no site https://orcid.org/signin
· O artigo deve ser escrito em Português e ter entre 3 mil e 6 mil palavras, incluindo notas de rodapé e bibliografia;
· A página de rosto deverá conter: título do artigo; até 5 palavras-chave, e resumo do texto em português e inglês (entre 80 e 120 palavras);
· O arquivo da submissão está no formato aberto Word ou compatível;
· A formatação recomendada prevê espaço simples; fonte de 12 pontos; emprego do itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); figuras e tabelas inseridas no corpo do texto, não em forma de anexos;
· URLs para as referências devem ser informadas quando disponíveis;
· As notas não podem consistir apenas em referências bibliográficas.
Seleção preliminar: Os artigos acadêmicos são preliminarmente avaliados pela Equipe Editorial (desk review). Aqueles que não estiverem em consonância com os critérios editoriais da revista serão devolvidos. Os artigos aceitos seguem para avaliação na etapa seguinte.
Avaliação por pares: Os artigos acadêmicos aprovados preliminarmente pela Equipe Editorial são avaliados por dois membros do Conselho Editorial, especialistas de áreas correlatas (modelo double-blind peer review). Havendo divergência de opiniões, é solicitado um terceiro parecer. Cada avaliador emite seu parecer com base em uma das seguintes categorias:
· Aprovado para publicação sem modificações;
· Aprovado para publicação com modificações sugeridas;
· Aprovação para publicação condicionada a modificações;
· Recusado.
Síntese dos pareceres: A Equipe Editorial realiza a síntese dos pareceres emitidos, enviando-os para o(s) autor(es). Artigos aprovados sem modificações ou com modificações sugeridas são encaminhados para a avaliação final. No caso dos artigos cuja aprovação é condicionada a modificações, a Equipe Editorial solicita ao(s) autor(es) as correções necessárias no prazo máximo de quinze dias.
Avaliação final: A Equipe Editorial verifica a adequação de todos os artigos às solicitações dos pareceristas, pronunciando-se por sua aprovação ou arquivamento.
Editoração: Todos os materiais aprovados passam pela editoração, revisão final do(s) autor(es) e então são encaminhados para publicação online.
· A resenha ou o ensaio deve ser escrita em Português e ter entre 1 mil e 2 mil palavras, incluindo referências bibliográficas;
· A resenha ou o ensaio deve ter título, resumo e até cinco palavras-chave em Português e Inglês;
· A referência bibliográfica da obra resenhada deverá vir no início, de acordo com as Normas para referências bibliográficas (Ver abaixo);
· Outras obras citadas devem ter suas referências completas apresentadas em nota ao final do texto;
· O ensaio visual – de fotografia, desenho etnográfico ou artes visuais – deve conter imagens (em 300 dpi) acompanhadas por texto e, opcionalmente, por legendas, apresentando as condições de elaboração do ensaio, sua poética e metodologia;
· A submissão do ensaio visual deve incluir o envio de uma declaração assinada pelo(s) autor(es), autorizando a publicação das imagens e se responsabilizando pelo direito de uso das mesmas, sendo esta declaração anexada como “documento suplementar” no momento da submissão.
Todos as resenhas e ensaios recebidos serão avaliadas pela Equipe Editorial (desk review) que, a seu critério, poderá solicitar parecer específico (peer review).
A resenha ou ensaio será avaliado com base em uma das seguintes categorias:
· Aprovado para publicação sem modificações;
· Aprovado para publicação com modificações;
· Recusado.
Os dois últimos resultados serão comunicados ao(s) autor(es) com um breve parecer.
Os materiais propostos para publicação no espaço de compartilhamento de vivências e experiências da revista Letramento Socioambiental estão submetidos às mesmas regras de formatação e critérios de avaliação definidos para Resenhas e Ensaios Visuais (Ver acima).
Os dossiês temáticos devem seguir o perfil da revista, com foco no escopo descrito em Sobre a Revista.
As propostas devem abarcar, sempre que possível, uma temática transversal aos diversos campos disciplinares da Educação Socioambiental.
Nos casos em que esse critério não for possível de ser adotado, é necessária a apresentação de uma justificativa para a excepcionalidade e relevância da proposta.
Os proponentes devem ser da comunidade acadêmica da revista, por serem parte do seu Conselho Editorial; terem publicado ou atuado como pareceristas em Letramento SocioAmbiental anteriormente.
As referências bibliográficas devem ser localizadas no corpo do texto e das notas.
Seguem a forma (Autor Ano) ou (Autor Ano:Página), como nos exemplos (Minayo 1997) e (Minayo 1997:32). Se houver mais de um título do mesmo autor no mesmo ano, eles serão diferenciados por uma letra após a data, como no exemplo (Loureiro 2013a; Loureiro 2013b).
A bibliografia, ao final do texto, obedece às seguintes regras:
Livro: SOBRENOME do autor, iniciais. (data), Título da Obra. Local de publicação: editora, número da edição se não for a primeira.
LOUREIRO, C.F.B. (2019), Educação Ambiental: questões de vida. São Paulo: Cortez, 2° ed.
Artigo: SOBRENOME do autor, prenome. (data), “Título do artigo”. Título do periódico, número da edição: páginas.
LIMA, G. C. (1999), “Questão Ambiental e Educação: contribuições para o debate”. Ambiente & Sociedade, Ano 2, n° 5: 135-153.
Coletânea: SOBRENOME do autor, prenome. (data), “Título do capítulo”. In: Sobrenome do(s) organizador(es), iniciais (Orgs.). Título da Obra. Local de publicação: editora: páginas.
QUINTAS, S.J. (12009), “Educação em processo de gestão ambiental pública: a construção do ato pedagógico”. In: LOUREIRO, C.F.B.; LAYRARGUES, P.P.; CASTRO, R.S. de. (Orgs.). Repensar a Educação ambiental um olhar crítico. São Paulo: Cortez: 33-79.
Teses acadêmicas: SOBRENOME do autor, prenome. (data), Título da tese. Local: Grau acadêmico a que se refere, instituição em que foi apresentada.
GUIMARÃES, Reinaldo da Silva. (2007), Educação superior, trabalho e cidadania da população negra: o que aconteceu com os estudantes provenientes dos pré-vestibulares comunitários e populares em rede beneficiários das ações afirmativas da PUC-Rio após a sua formatura na graduação? Rio de Janeiro: Tese de Doutorado em Serviço Social, PUC-Rio.
· Ao submeter um artigo ou resenha, os autores se comprometem a não enviar o mesmo a outro periódico durante o processo de avaliação;
· Inversamente, a revista não acolhe artigos que ainda estejam em avaliação em outros periódicos;
· A Revista tampouco acolherá duas avaliações simultâneas de um mesmo autor, entendendo que configura simultaneidade a submissão de novo artigo enquanto outro ainda não foi publicado ou recusado;
· A submissão de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais a Letramento SocioAmbiental caso o artigo seja aprovado para publicação;
· Os autores são autorizados a reproduzir seus artigos, desde que a fonte original (Letramento SocioAmbiental) seja citada.
Todos os artigos aprovados na primeira etapa serão submetidos a teste de plágio e “autoplágio” ou republicação (publicação como material inédito de textos já publicados).
Eventuais casos de má prática serão examinados e decididos pelo Comitê Editorial.
As opiniões emitidas em artigos assinados e a integridade do conteúdo dos artigos são de absoluta responsabilidade dos seus autores.
Estas normas seguem as Diretrizes Básicas para a Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq
http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes
e os Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas do Committee on Publication Ethics – COPE
e da ABEC BRASIL – Diretrizes do CSE para promover integridade em publicações de periódicos científicos
Rua das Mangueiras 35, Porto Atibaia, Atibaia, SP - Brasil. 12945-857
Copyright © 2024 Letramento Socioambiental – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por GoDaddy
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.